Reembolso AliExpress: Saiba como receber seu dinheiro de volta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o número de importações aumentando a cada ano, é inevitável que possam existir mais problemas com encomendas. Sendo assim, algumas vezes é necessário abrir disputa pelo produto, e hoje vocês vão aprender como solicitar o Reembolso AliExpress.

O site número um de importação da China, como todos sabem, é o AliExpress. Queridinho por nós brasileiros, o Ali possui um ótimo suporte e que funciona muito bem. Todavia, existe a possibilidade de uma encomenda não chegar ou chegar com defeito. E é aí que entra a abertura de disputa no AliExpress.

Gostaria de dizer a vocês a importância de abrir disputa somente quando necessário, não tente prejudicar o vendedor. Digo isso, porque algumas pessoas quando são tributadas, preferem deixar a encomenda “voltar”, do que pagar o imposto.

Você sabia que se você for multado, o pacote não retorna para a China?

Pois é, se a tributação ocorreu com multa, no fim das contas o prejudicado é o vendedor, por isso é importante entender os riscos de importar. Isso sem contar os casos de que vencido o prazo de entrega, as pessoas pedem o reembolso, e quando o produto finalmente chega, se alegram por ter “saído de graça”.

Devido a diversos casos como esses, muitos vendedores do AliExpress e de diversas outras plataformas, não estão enviando mais para o Brasil.

Por isso, o ChinaoMundo preparou este passo a passo para ajudar você a solicitar o reembolso no AliExpress.

Realizar este procedimento não é difícil, porém deve se respeitar alguns critérios impostos pelo AliExpress. É preciso que o prazo de envio ou de recebimento da mercadoria tenha se encerrado, ou você tenha recebido a mercadoria.

Quando não é possível solicitar o reembolso

Vou listar para vocês alguns casos em que o reembolso não é permitido, de acordo com as políticas do AliExpress.

  1. O prazo de entrega ainda não venceu;
  2. Arrependimento da compra (você teria que enviar o produto de volta, mas é muito caro, não vale a pena);
  3. Você não leu o anúncio direito. Ex: No anúncio diz que só tem o produto na cor preta, você pede vermelha. Quando chega o produto na cor preta, você quer pedir o reembolso, mas isso não acontecerá porque estava descrito no anúncio que só havia uma cor possível.
  4. A roupa que você comprou não serviu. Remete ao item acima, leia o anúncio com atenção e faça as medidas corretamente.
  5. Produto não funciona no Brasil;
  6. Produto proibido de entrar no Brasil. Se for comprar algo, certifique-se que a utilização é permitida em solo nacional.
  7. Você foi tributado. Gente, importar é considerar riscos, não peça reembolso se você for tributado ou multado!

Quando é possível solicitar o reembolso no AliExpress

 

Primeiro tente sempre conversar com o vendedor, geralmente os lojistas são compreensíveis, e os problemas se resolvem rápido. Por isso, busque primeiro a conversa, ele pode te oferecer algum desconto, um produto novo ou o reembolso. Escolha o que for melhor para você.

É possível receber o dinheiro de volta no AliExpress quando:

  • Vendedor não envia o produto no tempo limite
  • Produto não chega no tempo limite. Ex: 90 dias
  • Produto com defeito
  • Mercadoria diferente da anunciada
  • Vendedor não responde às suas dúvidas. Lembre-se de perguntar em inglês
  • Produto dentro da garantia
  • Produto dentro da garantia

Estes são os principais motivos de se pedir o reembolso. Caso seu problema seja diferente destes, tente conversar com o vendedor antes.

Produtos que você pode pedir reembolso

Se quiser comprar algum dos itens acima é só clicar na imagem!

Disputa AliExpress: como abrir e solicitar reembolso

Se sua encomenda não chegou, ou chegou com defeito você pode abrir a disputa.

A disputa é uma forma de proteção ao consumidor oferecida pelo AliExpress, tem finalidade de resolver conflitos entre vendedor e usuário. Desta forma, o AliExpress media a situação e com base nas informações decide quem está certo. Na maioria dos casos, quem ganha é o cliente.

Para abrir a disputa, faça o login no AliExpress e acesse os seus pedidos. Na lista, escolha o produto com problema e clique em “Abrir Disputa”.

disputa aliexpress - Reembolso AliExpress

Na página a seguir você deverá dizer, em inglês, o motivo da sua solicitação. Lembre-se que você pode usar o Google Tradutor para te ajudar. Neste campo, tente ser claro e explicar da melhor forma qual o seu problema.

Após isso, você deve aguardar a resposta do AliExpress ou do vendedor. Em alguns casos o vendedor pode te oferecer outro produto ao invés do reembolso, fica a sua escolha.

Disputa AliExpress: Mensagens prontas

Caso você não fale inglês ou tem dificuldade em utilizar o Google Tradutor, vou deixar alguns textos pré prontos. Simplesmente, copie e cole caso atenda a suas necessidades.

Vale ressaltar que no campo de mensagem é possível, ainda, enviar imagens. Útil para mostrar algum defeito externo.

mensagem disputa - Reembolso AliExpress

Lista com os textos:

  1. Produto não chegou dentro do prazo limite:

“Hello, I bought this product and it didn`t arrived yet. The time limit already ended and I`d like a refund. Thanks”

Já tive encomendas que demoraram 6 meses para serem entregues, a culpa disso na maioria dos casos é dos Correios e da Receita Federal.

Outro ponto importante para casos como esse, é que você pode conversar com a loja antes de abrir a disputa e solicitar que ela estenda o prazo para entrega. Normalmente esta é a primeira atitude, estendem o prazo para 90 dias.

Se passou do prazo estendido e você quer cancelar sua compra, fique a vontade e utilize o texto acima.

Se o lojista fez o envio e você tem o código de rastreio da encomenda e ela não consta como perdida ou extraviada, é bem provável que chegue. É preciso ter paciência.

  • Produto chegou com defeito:

“Hi, the product that I bought arrived with malfunction, [descreva o defeito]. I’d like a refund. Thanks”

  • Produto diferente do anunciado:

“Hello, the product that I bought isn’t the same as advertised, I’d like a refund. Thanks”

  • Vendedor enviou o produto errado:

“Hi, you’ve sent me the wrong item, please send me the correct one or give me a refund. Thanks.”

Reembolso AliExpress: Como receber

Reembolso AliExpress: Saiba como receber seu dinheiro de volta 1

Depois de abrir a disputa e conversar com o vendedor, se você não escolheu receber outro produto, irá receber o dinheiro de volta. Para isso, é preciso saber como receber o reembolso no AliExpress.

Independente da forma que você pagou, cartão de crédito, transferência bancária ou boleto bancário, você tem direito ao reembolso.

O reembolso pode ocorrer via Paypal, Ebanx, ou estorno direto no cartão. Isso vai depender do vendedor.

Caso o vendedor não tenha aceitado a sua reclamação, mas o AliExpress decidiu que você tem direito ao reembolso, este será realizado via Ebanx. Será preciso criar uma conta no site, de preferência com seu e-mail do AliExpress pra facilitar as coisas.

O Ebanx é uma plataforma virtual que oferece meios de pagamento para compras internacionais. Por exemplo, você quer comprar um produto de outro país, porém não possui cartão de crédito.

Se o vendedor deste produto aceitar pagamento via Ebanx, você pode emitir um boleto Ebanx, realizar o pagamento e pronto! Simples assim. A plataforma nacionaliza métodos de pagamentos internacionais.

Caso o vendedor decida por conta própria, devolver o seu dinheiro, ele pode preferir pagar pelo Paypal. Este também é uma plataforma de pagamento online, mundialmente conhecida. Oferece segurança e praticidade. Sabe o PagSeguro?

Então, a ideia é a mesma.

Para receber o dinheiro via essas plataformas, você simplesmente irá enviar ao suporte do AliExpress ou a loja, o seu email. Lembre-se é o seu email de cadastro ao Ebanx ou Paypal.

O pagamento é feito em dólar e a conversão é feita com a cotação do dia. Por isso, nem sempre o valor que você pagou será o que vai receber, se o dólar subir você receberá mais.

Caso tenha pago com o cartão, o estorno será automático na data de vencimento da fatura.

O AliExpress sempre quer o bem do consumidor e vai fazer o possível para que você tenha uma boa experiência de compra. Por isso, utilize a disputa com responsabilidade e não tente prejudicar o vendedor.

Reembolso AliExpress Boleto

Para receber o reembolso via boleto, você deve se cadastrar na plataforma Ebanx, com o mesmo email do AliExpress. Após aberta e deferida a disputa você receberá um email informando que o reembolso será realizado.

Nesse momento, o processo de ressarcimento do valor já está sendo realizado e você deverá receber o dinheiro em até 10 dias. O valor ficará na sua conta Ebanx e você poderá utilizá-lo para realizar novas compras ou transferí-lo para seu banco.

Se ficou alguma dúvida ou você tem algum problema que não foi listado nesse post, faça um comentário. Vai ser um prazer lhe responder.

Da China ao Mundo!

Boas compras!