Os produtos do AliExpress são originais? Saiba como identificar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

É comum as pessoas questionarem se os produtos do AliExpress são originais, comparando-os com lojas brasileiras. Nesse caso, confesso que existem muitos produtos falsos, porém, existem as exceções.

De forma geral, tanto no AliExpress quanto outro site de compras da China é possível encontrar produtos originais. Todavia, ter 100% de certeza que o produto é original, pode ser um desafio.

Se este for o seu objetivo, é preciso pesquisar bastante antes de realizar a compra.

Para os que não sabem, o AliExpress tem uma política rigorosa quanto à venda de mercadorias de marcas grandes, como Nike, Pandora, Vans, e todas as outras que vocês conseguirem pensar. Caso o vendedor seja pego vendendo produtos falsos, alegando serem originais de marcas como essas, ele pode ser expulso da plataforma.

Por isso, os varejistas utilizam algumas estratégias, como a camuflagem das logomarcas e até alterações no nome da marca.

Dessa forma, você precisa tomar alguns cuidados se quiser comprar produtos originais no AliExpress.

Lembre-se sempre de escolher o melhor frete possível quando for comprar no AliExpress.

Ok, tem como comprar, mas como fazer para encontrar esses produtos? Continua lendo que vou te mostrar como encontrar, comprar e ainda dar algumas dicas!

Porque não se pode vender marcas famosas no AliExpress?

Então, poder até pode, mas como a maioria desses produtos não são originais, alguns vendedores camuflam o nome. Para exemplificar isso, você pode buscar por réplicas da Nike, digitando apenas “Nik”.

Claro que se você digitar “Nike”, também terá vários resultados. Todavia, é preciso saber filtrar esses resultados para evitar uma compra infeliz.

Como o AliExpress é uma plataforma MUITO grande, a chance de você encontrar réplicas, também é muito alta. Dessa forma, sabendo disso, o AliExpress criou uma forma de punir os vendedores que vendem réplicas dizendo que o produto é original.

Em casos assim, o consumidor tem direito a solicitar o reembolso completo do pedido, contabilizando o valor do produto e do frete.

Portanto, se você foi enganado pelo anúncio do vendedor, é preciso que você abra uma disputa solicitando os valores pagos. Dessa forma, o AliExpress tomará as providências necessárias para que você seja ressarcido.

Se o produto veio danificado ou não chegou, você também poderá solicitar o reembolso. Neste caso, o vendedor provavelmente te dará duas opções, um produto novo ou o dinheiro de volta.

Eu sempre recomendo recuperar seu dinheiro, para evitar um novo desapontamento. 

Veja como solicitar o reembolso no AliExpress.

Parece complicado, mas é bem simples de filtrar por produtos originais. Veja logo abaixo algumas dicas para não ser enganado.

Como encontrar produtos originais no AliExpress

Talvez essa seja uma missão impossível, ou bem difícil. Para você conseguir encontrar marcas originais no AliExpress é preciso ter paciência para ler a maioria dos comentários no AliExpress.

Os produtos do AliExpress são originais

Sim, a nossa maior fonte de informação são os comentários, e é de lá que obteremos nossa resposta.

Outro ponto importante é que a maioria das fábricas dessas grandes empresas estão situadas na China, logo, os chineses também têm acesso aos mesmos produtos.

Todavia, o que muita gente não sabe é que os mesmos produtos que a Nike, por exemplo, vende, um vendedor do AliExpress pode também vender.

O que acontece é que os produtos que vão para as lojas da Nike passam por uma seleção e por vários testes de qualidade, os que apresentarem alguma falha são descartados.

Por outro lado, os vendedores do AliExpress que adquirem os tênis direto da fábrica, não fazem esse tipo de seleção de qualidade. Dessa forma, você pode receber um produto original, mas que sofre de algum defeito de fabricação.

Por isso, você pode até pensar que o produto é falso devido às más reputações, mas o que pode ter acontecido é o vendedor ter comprado um lote ruim para revenda. E assim, gerou-se feedback negativo.

Geralmente, e isso é um grande geralmente, os produtos que dizem no título “Original” tem chance de serem originais. Todavia, podem apresentar qualidade duvidosa devido a esse fator que acabei de explicar.

Mas se você ainda tiver interesse em buscar por produtos originais, eu recomendo que acesse grupos de Facebook, ou utilize as dicas abaixo.

Eu recomendo o grupo oficial do AliExpress – AliExpress SuperDicas.

Dicas para comprar produtos originais no AliExpress

Para encontrar marcas originais você deve:

  1. Buscar por “Original [nome da marca] [item. Ex: shoes, shirt]. Use o termo em inglês.
  2. Filtre os resultados pelo número de pedidos. Para quem não sabe é só clicar em “Pedidos”.
  3. Veja os mais vendidos e leia os comentários de cada um. Essa é a parte mais importante.
  4. Se a loja possuir uma medalha, é quase certo de que os produtos são autênticos.

Verificando se a loja é oficial, se os feedbacks são positivos, e, são muitos produtos vendidos, posso garantir que você não irá se arrepender.

Lembre-se sempre que se o produto vier com algum defeito de fábrica ou coisa parecida, solicite o reembolso ou o envio de um novo produto.

Compre de vendedores certificados, ou seja, que possuem medalha, pois assim você terá menos problemas com o pós-venda.

Ah, e a dica final é, pergunte ao vendedor! Você pode utilizar o seguinte texto:

“Dear seller, is your product 100% original? If they are fake I’’l ask for a refund, OK?”

Aqui estou perguntando para o vendedor se o produto é original, e caso ele diga que os produtos são autênticos e quando chegarem eu verificar que são falsos, irei solicitar o reembolso.

Se for uma réplica ele irá dizer, ou pedirá que você não compre.

Réplicas AliExpress: Vale a pena comprar réplicas no AliExpress?

Como disse anteriormente, você vai encontrar MUITAS réplicas no AliExpress, muitas mesmo. Por isso, é se sua intenção for buscar por produtos paralelos, você precisa tomar alguns cuidados.

Dessa forma, você evita jogar dinheiro fora, comprando um produto péssimo. Porque sim, você vai encontrar réplicas terríveis, e réplicas AAA, como são chamadas.

Estas, são produtos de qualidade bastante semelhante ao original, sendo consideradas topo de linha e podem chegar a valores altos. 

Logo, você precisa de mais cautela ainda, se está pagando um preço considerável, é necessário conhecer bem o produto.

Um bom exemplo de réplica AAA são os tênis da Vans, que você encontra no AliExpress. Alguns desses tênis chegam em até R$200,00 e não se engane, não são originais.

Veja abaixo um exemplo de um Nike Air não original, mas com preço alto:

Replica - AliExpress são Originais

É complicado pagar um preço desses em um produto falso. Por isso, esteja sempre atento as avaliações dos outros compradores, e evite comprar produtos sem feedback.

O que eu fiz para descobrir que esse tênis era falso?

Simples. Como eu mostrei para vocês no Guia de Como Comprar no AliExpress, eu fiz o seguinte:

  1. Verifiquei a nota geral do produto – 4,2 estrelas.
  2. A nota do vendedor – 93,4%
  3. Os comentários negativos de quem comprou.

Na seção de comentários, foi possível ver fotos e diversas reclamações, logo, deduzo que este par de tênis, sejam falsos.

Além disso, pelas fotos de outros compradores, não acredito que seja uma boa réplica. Por isso, até mesmo se estiver buscando por réplicas, é preciso fazer uma pesquisa.

Réplica AAA

Olhem este daqui:

Replica AAA - AliExpress são Originais

Este também é uma réplica, porém de qualidade superior ao anterior. Sempre busque por réplicas assim, avaliação alta e com bastante vendas, isso vai minimizar suas chances de comprar um produto ruim.

Se você gostou deste Nike Air, você pode comprá-lo clicando na imagem abaixo.

Nike Réplic AAA - Os produtos do AliExpress são originais

Considerações finais: Os produtos do AliExpress são originais?

Alguns são, mas a grande maioria é falsa.

Para encontrar produtos originais você precisa separar um tempo para analisar cada produto, um a um. Dessa forma, é possível minimizar as chances de comprar uma mercadoria falsa.

Para determinar que o que você está comprando é verdadeiro, você pode usar as seguintes estratégias:

  1. Digitar o nome do produto seguido da palavra “Original”;
  2. Filtrar os produtos pelo número de pedidos;
  3. Verificar a nota do vendedor e do produto;
  4. Comprar somente de vendedores com medalha;
  5. Ler todos os comentários.

Depois de fazer essa análise, você vai ter uma boa noção da autenticidade do produto. Se ainda restar alguma dúvida, você pode sempre pedir uma ajudinha do ChinaoMundo!

É só comentar!

Por outro lado, se sua intenção for comprar réplicas de qualidade, o AliExpress é um ótimo lugar!

É possível encontrar réplicas AAA, que são de qualidade bastante similar às originais. Para encontrar elas é bem mais simples.

  1. Busque pelo produto normalmente;
  2. Filtre pelo número de pedidos;
  3. Verifique os comentários.

Normalmente, os vendedores não serão “Top Marcas”, ou seja, não terão medalhas. Lembre-se sempre de verificar as fotos e os comentários de quem já comprou.

Este processo também pode ser difícil, por isso eu recomendo sempre buscar por produtos com muitas vendas. Ainda, você pode também, pedir recomendações de produtos no grupo de Facebook que eu citei lá em cima, ou participar do Grupo de Descontos do ChinaoMundo.

Se você tem interesse em comprar produtos originais no AliExpress, veja as lojas abaixo!

A dica final é, devido a grande quantidade de réplicas, sempre duvidem da qualidade do produto. Escolham sempre os vendedores Top Marcas, para garantir uma compra segura!

Espero que tenham gostado, e como sempre, se ficou alguma dúvida vocês podem perguntar! É só utilizar os comentários !

Da China ao Mundo!

Boas compras!