Devolver Mercadoria AliExpress: Enviar de volta pra China custa caro?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Já me perguntaram isso várias vezes, mas hoje você vai ter a resposta definita sobre Devolver Mercadoria AliExpress. Este assunto, apesar de gerar muitas dúvidas e muitas histórias por aí, é bem simples de responder.

Teoricamente é possível devolver mercadoria para o AliExpress ou qualquer outro site da China. Bom, digo teoricamente porque você pode devolver, porém, saiba que o custo do envio é altíssimo, e esse custo terá de sair do seu bolso.

De qualquer forma, se você obtiver algum problema na sua compra ou o produto apresentou algum defeito após certo período de uso, você tem algumas opções:

  1. Entrar em contato com o vendedor. Esta deve ser sua primeira opção para resolver problemas relacionado ao seu produto.
  2. Abrir disputa no AliExpress. Caso o vendedor não responda ou não seja prestativo, você pode abrir disputa no AliExpress detalhando o caso.

Como o AliExpress é um site muito sério, assim como vários outros sites da China, os vendedores também são.

Conheça os 11 melhores sites de compras da China para você comprar com segurança!

Portanto, se ocorrer alguma falha na mercadoria é bem provável que você receba seu reembolso sem precisar enviar nada de volta para China.

Eu já tive alguns casos de produtos que vieram com defeito e o que os vendedores me solicitaram, fora um vídeo demonsrando o problema. Em nenhum dos casos eu precisei de abrir disputa para receber meu reembolso.

Como realizar a devolução de uma mercadoria da China

O processo é bem parecido com o envio nacional. Embale a mercadoria em uma caixa aceitável pelos Correios e indique o destinatário e remetente. Leve a uma agência e solicite a entrega internacional.

De acordo com o site dos Correios, você terá três opções de envio e todas possuem o seguro opcional, o que é mais um custo para você.

O site dos Correios possui uma ferramenta para você verificar o preço e o prazo da entrega, assim você pode saber quanto irá custar antes mesmo de ir na Agência.

Para simular valores e prazos de uma entrega internacional, clique aqui.

Para realizar a simulação, primeiro preencha seu CEP, no campo indicado.

Simular envio - devolver mercadoria AliExpress

A seguir, indique o peso em gramas, você pode verificar a etiqueta da caixa que o produto veio, lá deve indicar o peso. Caso contrário, será necessário uma balança, ou fazer a simulação em uma agência dos Correios.

Em “cidade de destino” você deve colocar as duas primeiras letras do nome da cidade para qual o produto será enviado. Após isso, selecione se irá enviar por caixa ou envelope e o tamanho da embalagem.

Por fim, selecione o “tipo de encomenda”. Agora é só clicar em continuar que você terá os valores do envio.

Reembolso AliExpress

Certamente, não é surpresa que alguns dos produtos do AliExpress não são da mais alta qualidade, mas alguns são e todos podem apresentar defeitos. Isto não está restrito aos itens mais baratos.

Não estou dizendo que sua compra vai apresentar defeitos, mas sim que estes problemas podem acontecer e precisamos estar preparados para resolvê-los da melhor forma possível.

Ja fiz um post aqui no blog explicando detalhadamente o processo do reembolso, você pode acessá-lo por aqui!

O reembolso é uma medida de proteção ao consumidor praticada pelo AliExpress, que garante uma experiência agradável de compra mesmo em situações ruins. Dessa forma, você nunca sairá prejudicado comprando lá.

Acesse o AliExpress agora e garanta as melhores promoções!


Aliexpress WW

Vale lembrar que nem todos os sites da China trabalham da mesma maneira e algumas coisas podem ser diferentes. Dessa forma, existem plataformas que o processo de reembolso pode ser bem mais trabalhoso.

Por isso eu sempre recomendo o AliExpress, é a plataforma que eu mais uso e gosto.

Quando solicitar o reembolso

Solicitar reembolso - devolver mercadoria aliexpress

Na maioria dos casos em que o reembolso ocorre com sucesso, a solicitação foi mediante um dos seguintes problemas:

  • Produto não recebido;
  • Cor, tamanho, modelo, material, tipo de produto diferente do que estava descrito no anúncio;
  • Mercadoria não funciona corretamente;
  • Produto incompleto, faltando partes ou quantidades;
  • Produto danificado.

Como eu disse, nos casos em que eu precisei solicitar o reembolso, foram por mal funcionamento da mercadoria.

Contudo, se este for o seu caso, ou se aconteceu alguma coisa diferente, sempre prefira conversar com o vendedor primeiro.

Particularmente, eu nunca tive problema com os vendedores do AliExpress. Caso você tenha dificuldades com o inglês, utilize o Google Tradutor, a ferramenta funciona muito bem hoje em dia.

Por outro lado, quero deixar claro alguns casos que não são passíveis de reembolso. Nestas opções você não terá direito a reclamação e em alguns casos, nem deveria.

Você não deve solicitar reembolso quando:

  • Mal uso;
  • Produto tributado pela Receita Federal;
  • Você solicitou ao vendedor que declarasse valor inferior ao real e além do Imposto de Importação, você foi multado;
  • Demora na entrega por parte dos Correios;
  • Você não gostou do produto.

Nestes e possivelmente outros casos, você não terá direito ao reembolso. Em relação aos casos de multa, vale lembrar que produtos multados, não retornam para a China. Dessa forma, se foi a sua escolha solicitar a alteração no valor declarado do produto, você não pode pedir o estorno.

Por outro lado, se o vendedor o fez sem o seu consentimento, é possível que você abra disputa no AliExpress detalhando a atitude do vendedor. Veja que são dois casos bem diferentes.

Se você não gostou do item comprado, a única solução para solicitar o reembolso é enviando o produto de volta para a China, o que não é barato. Nestes casos, você arca com todos os custos do envio.

Devolução de mercadorias da China

É possível realizar a devolução da mercadoria. Entretanto,  é um processo lento e de alto custo para o seu bolso. Por isso, eu sempre recomendo que você pesquise bem antes de importar e esteja ciente dos riscos.

Importar é e sempre será interessante para nós brasileiros, visto que a perspectiva de mudança em relação a uma possível baixa nos preços é baixa.

Em alguns casos, dependendo do preço do produto e da importância que ele tem para você, você pode optar pela devolução. Todavia, entenda que, se for um produto de alto valor, é bem provável que ele seja tributado novamente quando for enviado para você.

Por isso, na maioria dos casos, o reembolso é uma melhor opção, se ela for uma das opções, claro.

Outro ponto importante é que nos casos de devolução, você deve arcar com todos os custos, veja como são os preços:

Devolver mercadoria AliExpress valores

Esta foi uma simulação feita pelo site dos Correios, do envio da minha região para a cidade de Ganzhou na China. Se você quiser fazer uma simulação pode clicar aqui seguindo o passo a passo no começo desse artigo.

Lembre-se de avaliar se realmente vale a pena enviar uma mercadoria de volta. Se esta é sua única opção, considere o total que você deverá pagar!

Por isso eu digo que não é viável devolver mercadorias para a China, visto que possivelmente o valor do envio será maior que o preço do produto.

O oposto, seria a compra de um smartphone, o envio será mais barato que o valor pago pelo produto. Todavia, é bem provável que o aparelho seja tributado quando entrar no Brasil novamente.

Conclusão: Devolver mercadoria AliExpress

Portanto, posso dizer que devolver a mercadoria para o AliExpress ou para qualquer outro site da China, irá acarretar em custos altos que você deverá arcar. Por isso, é uma prática que eu não recomendo.

De qualquer forma, você viu como é feito o cálculo para saber o preço, e viu também que é caro. Na maioria dos casos eu digo para tentar conversar com o vendedor para solicitar o reembolso. Essa é a maneira mais fácil e você não terá custos com isso.

Para comprar no AliExpress com desconto é só clicar no banner abaixo!


Aliexpress WW

Se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário que eu te ajudo!

Um abraço e até a próxima!

Da China ao Mundo!

Boas compras!

vamos manter contato!

Assine nossa lista de e-mails e fique por dentro das novidades do Blog.

Se preferir, participe do nosso grupo de descontos do Whatsapp!

Conteúdo Exclusivo

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro das novidades do Blog.

Se preferir acesse nosso grupo de descontos do Whatsapp