Como comprar no AliExpress: um guia do ChinaoMundo

Como comprar no AliExpress

Passo a Passo

“Como comprar no AliExpress?”

“O que é o AliExpress?”

“O AliExpress é seguro?”

Essas perguntas são feitas diariamente por pessoas que ainda não conhecem a plataforma ou que têm medo de comprar por um site estrangeiro. 

O ChinaoMundo quer ajudar você a conhecer esse site e sanar suas dúvidas em relação ao cadastramento, processo de compra, entrega e o pós-venda.

Está em dúvida do que comprar da China? Veja nossas recomendações!

Este é um guia detalhado demonstrando o passo a passo de como comprar no AliExpress, um dos sites mais famosos da internet. Aqui você encontrará as respostas para as perguntas acima e muitas outras! 

O ChinaoMundo vai te mostrar como encontrar os melhores produtos e os melhores vendedores, assim você vai poder comprar sossegadx!

Não quer ler isso tudo? (leitura é recomendada) Assista no nosso guia em vídeo:

Se você quiser pular para alguma parte, escolha aqui:

  1. O que é o AliExpress
  2. Primeiros passos
  3. Login com Facebook
  4. Cadastro regular
  5. Configurando sua conta
  6. Comprando no Aliexpres
  7. O frete
  8. Finalizando a compra
  9. Taxas
  10. Pós-venda

O que é o AliExpress

Então vamos lá! Primeiro, antes de saber como comprar no AliExpress, vamos entender o que é. O AliExpress é um site de compras chinês e um dos maiores sites de varejo do mundo! 

Nele você vai encontrar preços baixos e produtos de qualidade, basta saber procurar! 

Não vou negar, eu já tive algumas decepeções com certos produtos mas foram tão poucas que é até difícil lembrar, mas sempre acionei o vendedor para resolver meu problema, e foi resolvido em 100% das vezes. 

Pois então, o AliExpress é seguro? É!!!

Você não precisa ter medo, os vendedores são muito prestativos e o site conta com uma política de venda muito rígida. Dessa forma, vendedores ruins não duram muito tempo no site.

Pra se divertir comprando coisas da China e depois chorar quando vem a fatura do cartão (não seja compulsivo como eu ok?! rsrs) você vai precisar criar uma conta no site.

Primeiros passos

Para iniciar o nosso guia de como comprar no AliExpress acesse o site www.aliexpress.com, você verá a seguinte página:

ps. se estiver em inglês clique no icone destacado.

Como comprar no AliExpress - Endereço

Ali em cima você pode mudar o idioma e a moeda, tem gente que prefere olhar os valores em dólares, portanto fica a critério de cada um. Agora, veja que ali do lado está o menu para realizar o login ou cadastro, quando passar o mouse irão aparecer as opções. 

Para realizar o cadastro vamos dividir da seguinte forma, pessoas que possuem conta no Facebook e pessoas que não possuem. Logo logo você estará apto a comprar no Aliexpress.

Eu possuo conta no Facebook!

Então é simples, basta clicar no ícone “Entre com o Facebok”

Como comprar no AliExpress - LoginConsiderando essa a primeira vez que você fez o login no site do AliExpress pelo Facebook, após inserir seus dados e permitir o acesso, aparecerá a seguinte janela em que você precisa apenas digitar o seu e-mail.

Como comprar no AliExpress - LoginAconselho usar o Google Chrome, tive problemas ao realizar o cadastro com o Firefox!

Clique no Banner abaixo e adquira um Cupom Exclusivo do ChinaoMundo! 


Aliexpress WW

Pronto! Você está cadastrado e pronto para as compras! Mas continua lendo que têm muita informação importante ainda. Como já realizou o cadastro você pode pular para estar parte.

Eu não possuo conta no Facebook!

O processo também é bem simples, só que ao invés de você clicar para fazer login com o Facebook, você irá clicar em “Cadastre-se gratuitamente”

Como comprar no AliExpress - Login

Após isso, você será redirecionado para a página de criação de conta. Nela você irá preencher os seus dados básicos, conforme exemplo:

Como comprar no AliExpress - Login normalUma confirmação de cadastro será enviada ao seu e-mail. Verifique!

E é assim que se cadastra no AliExpress, viu como é fácil?! Agora vamos passar por alguns pontos importantes.

Configurando sua conta do AliExpress

Aqui basicamente vamos ajustar nosso endereço e alguns dados pessoais. No Menu onde estava localizado a seção de login, agora está o seu usuário, clique em “Meu AliExpress”.

Como comprar no AliExpress - Painel

Nesta página se você clicar no ícone da foto será possível editar o seu nome de usuário, sua foto e escrever um pouco sobre você. 

Atualmente, o Aliexpress é até parecido com uma rede social, você pode seguir lojas, para ficar por dentro de promoções, e até seguir usuários, para acompanhar análises dos produtos. 

Ah, lembrando que o AliExpress premia esse tipo de usuário com cupons e descontos exclusivos. Talvez eu faça um post sobre isso, se o fizer será adicionado o link à esse post. Aguarde.

No menu a esquerda clique em “Endereços de entrega” e preencha com o seu endereço. Não se preocupe, como eu disse, o site é 100% confiável e suas informações pessoais estão seguras.

Como comprar no AliExpress - EndereçoHá alguns anos atrás o site era completamente em inglês, hoje com a tradução para português tudo fica mais simples, os campos são bem didáticos e fáceis de preencher. 

Lembre-se de não utilizar pontos, vírgulas, traços, ou outros caracteres especiais, caso contrário poderá ocorrer algum tipo de erro. Além disso, não se esqueça de marcar a caixinha “Definir como padrão” assim, sempre que você realizar uma nova compra o seu endereço já estara salvo!

Agora sim. Agora vamos para a parte que todos estavam esperando, as compras!

Comprando no AliExpress

Depois de passar algumas horas, ou minutos, no site você deve ter gostado de alguma coisa que estava com aquele precinho, então, vamos comprar!

 Para exemplificar, vou escolher um relógio mecânico, parece ser bom e bonito. Após decidir o que comprar vejo a reputação do produto e do vendedor, é mais ou menos assim:

Como comprar no AliExpress - ProdutoA avaliação do produto é a média das notas dadas pelos usuários que deram feedback ao item. Nesse caso, vemos que foram vendidos 548 relógios, mas apenas 165 pessoas avaliaram. 

Já em relação a qualidade do produto, eu gosto de acompanhar a avaliação geral, e principalmente os comentários com fotos. Dessa forma, dá pra ter uma noção de como é o produto de verdade.

Dica:

Essas fotos do anúncio muitas vezes não condizem com a realidade, por isso atente-se aos comentários!

Para você analisar o vendedor, basta olhar no canto esquerdo, este possui uma avaliação positiva de 96%, e clicando no nome da loja, nesse caso “High-end Watches store” você será redirecionado ao perfil da empresa e terá acesso a mais informações a respeito da reputação do vendedor. 

Neste exemplo não há problema algum, qualquer avaliação acima de 90% eu considero OK, mas para mim, como comprador, o mais importante a se analisar é a seção de comentários.

Vale ressaltar que os vendedores do Ali prezam muito pelas avaliações, o que torna o suporte muito melhor. Eles sabem que o que a maioria das pessoas leva em consideração antes de comprar são os comentários de quem já comprou. 

Por isso eu digo que esse é um dos fatores que me faz dar a maior importância por essa parte. Vou falar disso mais a frente no pós venda. Continua lendo, tem muita dica boa por vir.

Vamos continuar essa compra, agora vou falar do terror de alguns de vocês. O Frete.

Veja os produtos recomendados pelo ChinaoMundo para você importar!

Frete no AliExpress, qual escolher?

Muita gente erra aqui, na hora de escolher o frete. Alguns, tentando economizar mais um pouquinho, acabam escolhendo o temido frete sem rastreio, ou algo parecido com “Unregistered air mail”. Gente, não cliquem nisso, por favor, pela sanidade de vocês.

Por outro lado, se você tem a paciência de Jó e gosta de surpresas esse frete é o mais recomendado, ele funciona assim: Depois de pagar, o vendedor vai empacotar, embalar e enviar o seu produto, você nao vai saber onde e nem quando, ah, vai ocorrer uma atualização no rastreio, “A caminho”

Pois é, a partir daí é seguir com a vida, pode começar um curso de inglês, ler uns livros, estudar pra um concurso, porque vai demorar.

Não tem problema, porque como você é uma pessoa paciente, e que gosta de ser surpreendida, um dia, quando você estiver em casa, vendo um filme, o carteiro vai chegar. 

As vezes ele vai te chamar pra assinar e outras não. Sério, uma vez, o carteiro pediu pra eu descer (moro em apartamento), acho que eu demorei, não lembro, ele jogou minha encomenda por cima do portão e foi embora rsrsrs.

 Faz parte, comprar da China traz novas experiências pra sua vida.

O frete correto

Mas Marcus, então eu vou ter que escolher esses fretes caros?! Não!! O que eu escolho geralmente, é o do próprio AliExpress, “AliExpress Standard Shipping Custa algo em torno de R$5,00 – R$15,00 mas você tem código de rastreio e não demora tanto.

“Como não demora tanto?”

“Comprar na China significa esperar 2 meses!”

Olha, não sei se estou com sorte ou se as coisas realmente mudaram, mas, encomendas recentes minhas estão demorando cerca de duas semanas em média para chegar. 

Quando eu lembro que já tive produto que demorou seis meses, duas semanas parece mentira…

Então, outra dica de frete bom é o e-packet ou BrExpress, são um pouco mais caros mas funcionam bem também. No geral, se o frete for “registrado”, isso signifca que possui código de rastreio, eu escolho o mais barato. 

Esses fretes altos como DHL, FedEX, eu não recomendo, não faz sentido pagar o preço cobrado, além de que a taxa é certa.

Finalizando a compra

Escolhemos o produto, vimos que o vendedor é confiável, os comentários são positivos e escolhemos o frete, agora só falta clicar em Comprar agora.

Como comprar no AliExpress - Finalizar compraAqui estou pronto para finalizar a compra, como vocês podem ver, na parte superior está o endereço de entrega, no centro o produto com a opção de alterar o frete, a quantidade e dar alguma informação ao vendedor. 

Por fim, na parte inferior as opções de pagamento.

O AliExpress ainda não vende produtos parcelados, para isso existem outros sites, como a Gearbest e a Banggood, não são tão grandes como o AliExpress, mas são boas alternativas. 

Sabendo dessa falha do AliExpress o  ChinaoMundo criou os guias de compra desses sites! Veja nossa seção de Como Comprar!

COMPRE NO ALIEXPRESS COM DESCONTOS EXCLUSIVOS!

Os métodos de pagamento do AliExpress são: cartão de crédito, boleto bancário, e transferência bancária, todavia, a disponibilidade de cada método de pagamento depende do produto. Mas de toda forma, vale lembrar que a opção de cartão de crédito sempre estará disponível!

Após realizar o pagamento, a sua compra estará dispnível no menu “Meus Pedidos”. Lembra quando a gente clicou no nosso nome e tinha a opção “Meu AliExpress”? Então, é lá. Quando você passar o mouse no seu nome você clica em “Meus pedidos” e abrirá a seguinte página:

Como comprar no AliExpress - Finalizando a compraAqui você tem acesso à todas as suas compras, rastreios e por aqui você também consegue falar com o vendedor a respeito do produto que você comprou.

Até aqui está tudo bem, mas nem tudo são flores né? Agora vem a parte quase ruim.

A importação e suas taxas

Aqui surgem mil perguntas e existem mil respostas, porém uma eu posso dar certeza: Encomendas abaixo de 100$ não podem ser tributadas (ou pelo menos não deveriam).

Você pode ler mais sobre isso aqui.

Por fim, a maioria dos casos se resume a sorte. A simples e pura sorte.

Nos meses finais do ano de 2018 o Correios decidiu impor uma taxa de R$15,00 por encomenda, mas lembre-se, essa taxa é para todo e qualquer produto importado, ela ocorre por amostragem e não se enquadra na Lei dos 100$. 

Você pode comprar um produto de 10$ e receber essa taxa de R$15,00, mas as chances são baixas.

Para vocês terem como exemplo, eu realizei seis compras no AliExpress recentemente, e apenas uma foi cobrada os infames R$15,00, e pra priorar, depois de realizar o pagamento o produto chegou após algo em torno de 20 a 30 dias. 

Eles ainda dizem que é pra melhorar o processo de entrega….

No geral, as taxas não são tão comuns quanto parecem, o que dá essa impressão é que quando uma pessoa é taxada ela vai pra internet reclamar, porém as outras milhares de pessoas que não tiveram seus produtos taxados não vão pro facebook dizer: “Gente, que maravilha! Comprei e não fui taxadx!”.

Essas coisas só acontecem em casos raros em que a pessoa compra um celular por exemplo, e não é taxada. Só lembre de uma coisa, não é tão ruim quanto parece!

Pra compensar esse lado ruim, vou falar de um ponto muito positivo do AliExpress: O pós-venda.

Pós-venda no AliExpress

Quando comecei a falar sobre como realizar a compra e como eu considero um produto bom, eu havia dito que era muito importante considerar os comentários e avaliações dos produtos, considerando isso, trago uma informação muito boa para vocês, o pós venda do AliExpress é ótimo!

Vou relatar pra vocês uma experiência que tive com um produto:

Hora da história

Era manhã… Três da tarde… quando resolvi comprar um fone de ouvido bluetooth, sabe, daqueles que se usa para dirigir? Era esse:Fone de ouvido para carroEntão, por sorte, ou azar, chegou em 2 semanas, ultimamente minhas encomendas não estão demorando uma eternidade não, está tudo indo muito bem. Aqui o rastreio:

Como comprar no AliExpress - rastreioOlha aí, envio 13/11, entregue 29/11, pois é, foi rapidinho. Porém, quando o produto chegou, não funcinou.

Foi assim, chegou o produto, dizia na embalagem que eu deveria carregar até acender uma luz vermelha. Sendo assim, deixei carregando o tempo necessário e quando fui ligar, puff o trem desligou e não ligou mais.

Logo, como adoro fuçar nas coisas eu resolvi abrir o fone e vi que um cabinho, que conectava à bateria, estava solto, dei um jeito de conectar ele e o fone ligou, mas o microfone não funcionava.

O que me restou?

Comunicar com o vendedor.

Expliquei para ele o que havia acontecido, contei até que abri o fone e que tinha um cabo solto. Ele não fez muitas perguntas e me sugeriu duas opções:

ps.: Gente, o contato é feito em inglês, usem e abusem do Google Tradutor, os chineses também usam o Google! É Sério!

Primeiro, eu compraria outro produto e ele me enviaria, sem custos, um fone novo. Já a segunda opção era o estorno pelo paypal. Como não tinha nada na loja que me agradasse, exceto o fone, eu pedi o estorno do valor. Após uns 2 dias o vendedor me reembolsou e pediu que eu avaliasse com 5 estrelas

Foi o que eu fiz, apesar da decepção, ele resolveu meu problema rapidinho e eu não sai no prejuízo.

Isso que é pós-venda de qualidade, melhor que muita lojinha ai, rs.

Tá vendo como eles se preocupam com a avaliação?!

Aprendeu?

Então, viu como comprar no AliExpress é simples? Não tem muito segredo, o site é seguro, os vendedores são honestos, tudo como deve ser. 

Se você estiver com dúvida em algum produto você tem total liberdade de conversar com o vendedor e sanar suas dúvidas antes de realizar a compra.

Bom, acho que esse foi uma guia bem detalhado e com bastante informação relevante. Acredito que eu consegui ajudar os novatos e trazer alguma informação útil para alguns. 

Se ficou alguma dúvida, ou algum passo não ficou claro deixe um comentário, vai ser um prazer lhe ajudar!

Da Chinao ao Mundo!

Boas compras!

2 comentários em “Como comprar no AliExpress: um guia do ChinaoMundo”

  1. Eu uso mais o Wish. Acho a interface do Ali muito confusa.
    Tb comparei os preços de umproduto que estou querendo, e no Ali estão bem mais caros.
    O mesmo produto !
    Tem muita coisa pra confundir tb, dois preços, países de origem para optar – se bem que alguns países nem enviam para o Brasil, sobrando só a China mesmo.
    Acho que vou continuar no Wish, mais simples de comprar.

    1. olá sandro. antigamente eu até gostava da wish, mas ultimamente se você puder escolher, vá de aliexpress e escolha o frete aliexpress standard shipping ou epacket.
      Não recomendo mais a wish para os meus leitores, a qualidade dos produtos geralmente é ruim, não tem rastreio, demora mais, enfim… na minha opnião é um barato que sai caro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.