Como abrir disputa no AliExpress: Cuidado com os golpes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um assunto muito importante que você precisa ter conhecimento é como abrir disputa no AliExpress. A disputa é uma ação de último caso para você realizar caso enfrente algum problema com sua compra.

Para abrir disputa no AliExpress você precisa acessar sua lista de pedidos e selecionar o produto em questão. Neste artigo você terá um passo a passo completo de como abrir Disputa e recuperar seu dinheiro em caso de problemas na sua compra.

Vale lembrar que antes de abrir a disputa você deve conversar com o vendedor ou a loja que te vendeu o produto. Na maioria dos casos, seu assunto será resolvido com facilidade.

Como comprador do AliExpress, já tive meus produtos com defeitos e outros que nunca funcionaram. Entretanto, desses todos problemas que tive, uma simples conversa com o vendedor resolveu o meu problema.

Por isso, minha primeira dica antes de você abrir a disputa é: converse com a loja antes.

Agora, se você já tentou conversar e não obteve resposta, veja agora como abrir disputa no AliExpress.

Disputa AliExpress: O quê é?

Proteção ao consumidor - como abrir disputa no AliExpress

A disputa é um método de Proteção ao Consumidor do AliExpress. Posso dizer, por sinal, que este é um dos melhores.

Isso porque o AliExpress realmente analisa o caso com profundidade e verifica todas as informações disponíveis para dar o parecer final. Dessa forma, se você estiver com razão na sua solicitação, você receberá o estorno.

Vale lembrar que a decisão do AliExpress irá depender das respostas dadas tanto por você quanto do vendedor.

Ao final deste artigo você verá casos em que a disputa pode ser favorável ou desfavorável.

Agora vamos ver o passo a passo de como abrir disputa no AliExpress.

Como abrir disputa no AliExpress – Passo a Passo

Apesar de haver muitas dúvidas, abrir a disputa é um processo simples, veja só.

Primeiro, faça login na sua conta do AliExpress e em seguida vá em “Meus Pedidos”, no menu do usuário. Nesta opção você verá todos os detalhes das suas compras.

Meus pedidos - como abrir disputa no AliExpress

Em seguida você verá a opção “Abrir Disputa” ao lado direito do nome do produto. Lembro que você pode abrir disputa com a compra em andamento ou finalizada, porém existe um limite de 15 dias para abrir a disputa depois que a compra foi finalizada.

 

Como abrir disputa no AliExpress: Cuidado com os golpes! 1

Após esse período, não é mais possível abrir disputa.

Na nova página, o botão “Abrir Disputa” estará disponível no mesmo lugar, do lado direito do nome do Produto. Você será direcionado para seguinte página:

Como abrir disputa no AliExpress

A partir daqui a página fica em inglês. Neste produto, eu não posso abrir disputa porque o prazo de 15 dias já expirou. Nos botões que estão acinzentados, você tem 2 opções, receber o estorno, ou devolver o produto.

Os casos de devolução do produto, são quando, por exemplo, você comprou uma roupa que não serviu e gostaria que o vendedor enviasse novos tamanhos. Todavia, o custo do envio deverá ser arcado por você.

Se você quiser saber como funciona o processo de devolução de mercadoria no AliExpress, clique aqui.

Caso você esteja abrindo a disputa por problemas com o produto, selecione a opção “Refund Only”. Apesar da página estar em inglês, você pode abrir a disputa em qualquer idioma, já que na seção seguinte você terá as opções necessárias para descrever o motivo da disputa.

Primeiramente, o AliExpress irá encaminhar seu pedido para o vendedor, e ele te dará uma resposta a cerca da sua solicitação. Vale lembrar que mesmo que você escreva em português, os vendedores e o próprio AliExpress utilizam de tradutores online para compreender o que foi escrito.

Como a Google é proibida na China, não sei qual tradutor eles irão utilizar, por isso é melhor não arriscar.

Dessa forma, eu recomendo que você escreva em inglês. Utilize o Google Tradutor e escreva em português da forma mais correta que conseguir, em seguida traduza para o inglês.

Quando você estiver na página para descrever sua solicitação, veja que existe uma opção “Add attachments”, ela significa adicionar anexos. Nesta hora, você deve colocar prints, fotos, vídeos, tudo o que você puder para auxiliar na disputa.

Outra dica que eu dou é: filme a abertura do pacote.

Sempre que você receber uma nova encomenda, crie o hábito de filmar a abertura. Existem casos raros em que a caixa chega vazia, seja por roubo ou falta de atenção do vendedor. Além disso, produtos podem chegar defeituosos, e você com a filmagem em mãos, tem uma garantia de que receberá seu reembolso.

Quer comprar da China? Conheça nossos produtos recomendados!

Decisão do AliExpress e atitudes do vendedor: Cuidado com os golpes!

Depois que você enviou sua solicitação, o AliExpress irá notificar a loja em que você fez sua compra, e ela terá um prazo de 5 dias para responder. Caso esse prazo seja excedido e o vendedor não tenha respondido, você vence a disputa.

Por outro lado, o vendedor pode responder dentro do prazo, talvez, argumentando para que não haja o reembolso. Neste caso, ele enviará arquivos alegando sua defesa, que também serão analisados pelo AliExpress, às vezes isso pode demandar um tempo maior.

Ainda, o vendedor pode responder oferecendo algum tipo de reembolso parcial. A opção de aceitar ou não depende de você.

Quero falar algo muito sério agora. Apesar de eu recomendar o AliExpress bastante, lá existem alguns vendedores que podem não ser dos mais honestos.

Existem casos de vendedores que em situações de reembolso, enrolam o cliente o máximo posível até ele desistir.

Outros, porém, fazem pior, no período da disputa, o vendedor pode alterar o valor do reembolso para $0, dizendo que irá te ressarcir via qualquer outro método. Se você aceitar o valor de $0, a disputa será fechada e o vendedor que teve essa atitude, provavelmente irá sumir. 

Por isso, é preciso que você tenha atenção redobrada nesse momento.

Como solicitar Reembolso no AliExpress, veja nosso guia.

Negociações difíceis

É possível que você não aceite as ofertas do vendedor, e nem ele aceite o reembolso total da sua compra. Isso pode acontecer e nessas situações, o responsável pela análise, é uma equipe própria do AliExpress.

Eles irão continuar pedindo mais documentos, tanto para você quanto para o vendedor, a fim de definir quem tem razão, e qual medida tomar.

Esse processo pode demorar algumas semanas e para cada novo status da Disputa, você tem um prazo específico para responder. A falta de resposta de alguma solicitação da sua Disputa acarreta no fechamento dela, ou seja, se você não responder a tempo você perde.

Na maioria dos casos, os vendedores abrem mão do valor por um feedback positivo, e a tendência é que o próprio AliExpress decida em favor do usuário.

Mas não leve isso como regra, se você não tiver razão, provavelmente não será reembolsado.

Se você quiser comprar no AliExpress, aproveitando os melhores produtos da China, é só clicar no banner abaixo! Bônus especial para novos cadastros!

Aliexpress WW

Conclusão: Como abrir Disputa no AliExpress

Saber como funciona a disputa e das possíveis atitudes do vendedor, é um ponto importante de quem compra no AliExpress. Isso porque todos nós estamos sujeitos a termos problemas.

Entretanto, é possível reduzir quase que para zero a chance de você encontrar um mal produto ou vendedor.

Para fazer isso é bem simples, veja nosso artigo sobre Como Comprar no AliExpress, e siga as dicas para escolher uma boa mercadoria e uma boa loja. Garanto que isso irá diminuir muito a chance de você passar por situações assim!

Se ficou alguma dúvida, ou você precisa de ajuda para mandar uma mensagem para o vendedor, deixe um comentário, vai ser um prazer lhe ajudar!

Abraços e até a próxima!

Da China ao Mundo!

Boas compras!

vamos manter contato!

Assine nossa lista de e-mails e fique por dentro das novidades do Blog.

Se preferir, participe do nosso grupo de descontos do Whatsapp!

Conteúdo Exclusivo

Assine nossa lista de e-mail e fique por dentro das novidades do Blog.

Se preferir acesse nosso grupo de descontos do Whatsapp