Análise – BlitzWolf FWC 1: um carregador sem fio barato!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O BlitzWolf FWC 1 possui carga rápida sem fio e é muito elegante!

A tecnologia é uma coisa engraçada, antes os celulares eram grandes, aí ficaram pequenos, agora estão grandes de novo. Além disso, estão ficando sem entrada para fones de ouvido e alguns já não tem nem porta usb para o carregador. Como a tendência é essa, começam a surgir novos gadgets e acessórios ocupando o lugar dos “antigos”, e assim será com a maioria das coisas. Atualmente, existem celulares capazes de carregar em, pasmem, 60 minutos, mas mesmo assim, acredito que essas velocidades rápidas serão alcançadas num futuro próximo pelos carregadores sem fio.

Sabendo disso, vocês, espertos leitores, que buscam um carregador sem fio, vieram ao lugar certo, pois, hoje vou mostrar para vocês o BlitzWolf BW-FWC 1, um carregador sem fio e barato. É importante lembrar que o seu aparelho deve ser compatível e possuir a opção de carregamento sem fio, pois, pode não funcionar.

Se quiser adiantar alguma coisa, segue aí.

  1. Vantagens e desvantagens
  2. Como funciona
  3. História
  4. BlitzWolf BW-FWC1
    1. Construção e Design
    2. Detalhes
  5. O que é o Padrão QI
  6. Quais celulares são compatíveis?
  7. Concluindo

Vantagens e desvantagens

Vou começar com alguns pontos positivos e negativos de se usar um carregador sem fio. Estes serão demonstrados ao longo da análise.

Pontos positivos:

  • Praticidade – é muito cômodo colocar o celular em uma base e ele recarregar.
  • Portabilidade – Você pode levá-lo para qualquer lugar, ou até mesmo ter vários pela casa.
  • Você não precisa ficar colocando cabo no seu telefone.
  • Se você é daqueles que deixa o celular carregando na hora de dormir, a carga mais lenta não afeta tanto a vida útil da sua bateria, como a carga rápida por cabo.

Pontos negativos:

  • É mais lento.
  • Não existem carregadores 100% sem fio, porque a energia precisar vir de algum lugar né?
  • É preciso posicionar o celular corretamente no carregador.
  • Não é o modo mais sustentável, ecologicamente falando.

O que é um carregador wireless?

Os carregadores sem fio são, adivinha? Um carregador sem fio rsrs. Tá! Mas isso é meio óbvio né? Então, eles funcionam assim, você coloca seu telefone em uma base, que é o carregador, e, magicamente, a carga vai começar a subir. Mentira, não é mágica, é ciência, yeah science bitch, o carregamento é feito por indução eletromagnética. Todavia, para isso funcionar, o seu aparelho precisa um receptor para receber essa energia e assim realizar o carregamento.

Vou ser um pouquinho mais técnico, presta atenção.

Então, para o carregamento wireless funcionar é preciso que haja um indutor e um receptor. No caso do aparelho celular existe um receptor na traseira, junto à bateria e no carregador um indutor, em sua base. Ainda, no indutor e no receptor existem bobinas, uma em cada, o indutor gera a corrente de média frequência, esta cria um campo magnético. Assim, quando a bobina no dispositivo entre em contato com esse campo, é gerado uma corrente alternada. Por fim, com essa corrente fluindo, gera-se então uma corrente contínua que carrega o aparelho remotamente. Vale lembrar que é preciso que os dispositivos, carregador e celular, estejam próximos uns dos outros.

Curiosidade:

Existem projetos de carregadores sem fio de longa distância. Isso seria muito útil para diversas áreas, trazendo mobilidade a muitos dispositivos que hoje são essencialmente conectados a uma tomada.

História

Vou ser bem breve, é sério. Era uma vez, um cientista chamado Nikola Tesla, ele morava numa fazenda e tinha uma torre gigante. Este homem era famoso por toda a cidade, alguns, o chamavam até de ilusionista, porque ele conseguia acender lâmpadas sem ligá-las à nenhum fio! Sabe como? Utilizando a indução eletromagnética. Além disso, o cientista demonstrou a existência de campos eletromagnéticos e ainda, a forma como eles poderiam ser utilizados.  A partir daí surge essa coisa toda, mas só uns 100 anos depois que essa tecnologia foi ser usada. Isso porque na época, século XIX, essa descoberta não tinha tanta utilidade como tem hoje, sendo utilizada até para abastecimento de carros elétricos.

Apesar de ser muito legal e realmente parecer mágica, ela tem um lado negativo que pode ser terrível para o planeta. Isso porque, em média, na utilização de energia sem fios perde-se aproximadamente 20% a 30% da carga total emitida, ou seja, precisaríamos de mais energia disponível se o mundo inteiro resolvesse utilizar esse método. Por isso, vamos torcer para os nossos queridos cientistas consigam fazer deste, um método eficiente e eficaz para o consumo.

O carregador sem fio BlitzWolf FWC 1

Análise - BlitzWolf FWC 1 - Carregador sem fio wireless

Vamos começar pelas especificações técnicas? Então, o modelo FWC 1 tem diâmetro de 9 cm e altura de 1,5 cm, o que faz ser um dispositivo bem pequeno, e fácil de levar por aí, exceto pelo cabo que é um pouco grosso. Na caixa, quem é bem simples também, vem apenas o carregador, o cabo usb, um manual e um certificado de garantia de 18 meses!

Sendo assim, busque comprar na loja oficial para ter direito a essa garantia!

Compre o carregador sem fio BlitzWolf FWC 1Análise - BlitzWolf FWC 1: um carregador sem fio barato! 1

Tem dúvidas sobre o Imposto de Importação? Veja nosso post detalhado sobre a tributação!

Uma coisa que eu não gostei, foi que o carregador só vem com o cabo para conectar ao adaptador, ou seja, ele não acompanha fonte, é preciso que você tenha uma. Além disso, para você aproveitar melhor o BlitzWolf FWC 1 seria mais benéfico se seu adaptador for de carregamento rápido 2.0, pois o dispositivo da BlitzWolf tem suporte para carregamento rápido sem fio, ou como uns chamam, Wireless Fast Charging. Sendo assim, o carregador wireless suporta adaptadores de 5v com uma corrente de 2A para o carregamento normal e adaptadores de 9V com corrente de 1.8A para o carregamento rápido.

Ainda, é possível recarregar o aparelho mantendo uma distância, entre este e a base, inferior a 10 mm, o que cá em nós, é irrelevante, ninguém vai ficar segurando o telefone no ar, esperando recarregar. Contudo, isso nos mostra a possibilidade de no futuro, o carregamento ocorrer remotamente, sem ser necessário que seu aparelho esteja sobre a base do carregador wireless. Por fim, digo que o FWC 1 é bem leve, pesa só 95g, o que facilita a portabilidade do dispositivo.

Construção

O carregador é bem simples, mas bem elegante também, tem um ar minimalista que adoro. No centro da base está grifada a logo da BlitzWolf, que não sei por que motivos me lembra a bendita maçã. Esse material é basicamente um couro sintético envolto por um emborrachado que auxilia a fixação do aparelho para evitar deslizes. Ademais, há um plástico na cor prata que dá um acabamento muito bonito ao carregador. Da mesma forma é construída sua base, a lateral de plástico preto e a parte que toca a superfície de sua mesa é feita de um material emborrachado, fazendo com que o dispositivo permaneça fixo.

Análise - BlitzWolf FWC 1 - Carregador sem fio wireless

Detalhes

Sobre o BlitzWolf FWC 1, posso dizer alguns detalhes que gostei. Primeiro são as medidas de segurança, caso ocorra algum curto, a parte superior, feita com esse material tipo couro sintético, protege o seu aparelho. Além disso, ele evita também que seu celular aqueça ou receba voltagens inadequadas. Outra feature legal é a luz de carregamento, que irá brilhar em azul enquanto seu dispositivo está carregando. Ah, e o mais legal dessa luz é que ela é adaptativa, ou seja, de noite, quando você for dormir, ela não brilhará tão forte para não atrapalhar seu sono. Não é uma maravilha?!

Por último, vou reforçar que o dispositivo possui carregamento rápido sem fio, apesar de ser necessário o adaptador correto para a utilização. Essa última função pode ser ótima para quem já tem o adaptador, o que foi o meu caso.

A BlitzWolf diz que num período de 60 minutos, carregando celulares da linha Galaxy, o carregamento rápido alcança 55% de bateria, enquanto o carregamento normal 39%. Lembrando que estamos falando de carregamento sem fio, o meu aparelho, por exemplo, Galaxy Note 8 utilizando o carregador da Samsung, com cabo, gasta em média 1h e 40min para uma carga completa.

Carregador sem fio BlitzWolf FWC 1

Análise - BlitzWolf FWC 1 - Carregador sem fio wireless

É como eu disse, se formos comparar o carregamento sem fio, com o padrão, o wireless será sempre mais lento. Isso acontece devido à perda de energia mencionada anteriormente. Leve isso em consideração caso você queira comprar um carregador sem fio.

Por outro lado, a praticidade e a comodidade que o carregamento wireless oferece é muito boa, você simplesmente coloca o seu aparelho em cima da base e ele já está carregando. Não sendo necessário ficar removendo e recolocando cabo no aparelho sempre que você precisar levantar para ir a algum lugar.

Uma ideia legal de utilização deste tipo de carregador é ter alguns espalhados pela casa, pois, onde você estiver, vai ser possível recarregar seu telefone. Além do seu, qualquer outro telefone compatível.

Padrão QI

Já imaginou se cada celular precisasse de um carregador sem fio específico? Iria ser uma chatice. Hoje em dia, o padrão é o carregamento por indução, e tem o nome de QI (fala “chi”). Isso torna o carregamento sem fio universal, ou seja, numa mesma base você pode dar carga no seu smartwatch, e no seus diferentes aparelhos celulares, etc.

Bom, tudo indica que o padrão seja mantido esse, mas como tem empresa aí que adora se dizer “exclusiva”, é capaz de ela criar um método próprio de carregamento wireless, mais lento, para você ter que comprar o único compatível. Por enquanto, vamos todos nos unir e aproveitar essa praticidade.

Aparelhos compatíveis com o BlitzWolf FWC 1

Quando eu disse que o dispositivo funcionava para todos, eu estava falando sério. Olha a lista de aparelhos compatíveis:

  • Samsung Galaxy Note 7/S7/S7 Edge/S6/S6 Edge/S6 Edge +/S6 Active, Galaxy Note 5
  • Google Nexus 4/5/6
  • Nokia Lumia 1520/930/928/920/830/735, Lumia 950/950XL
  • HTC 8X (US version), Droid DNA, Thunderbold
  • Moto Maxx, Droid Turbo 2/Turbo/Mini, Motorola Moto 360 Smart Watch
  • LG Optimus 2/G/G pro
  • SONY Xperia Z4v/Z3V
  • BlackBerry Z30, Classic
  • Apple Iphone (apenas os modelos que possuem carregamento sem fio)

Lembrando que essa lista é antiga e é a que consta no site do fabricante. Pois é, tem até Blackberry. Resumindo, esse carregador é universal, ou seja, se o seu dispositivo, de qual marca for, possuir o hardware necessário para o carregamento wireless, vai tudo funcionar perfeitamente.

Concluindo

Agora, depois de tudo isso, vale a pena? Olha, depende de você, geralmente aconselho sempre a experimentar antes de decidir se vale a pena ou não. Entretant, não é todo mundo que tem a possibilidade de testar antes de comprar, e é por isso que eu escrev análises. Então, vou ser sincero com vocês. A princípio, nos primeiros dias, me senti um pouco incomodado porque meu celular estava demorando 30 a 40 minutos a mais para carregar. Todavia, como não preciso do celular carregador totalmente após chegar do trabalho, passei a conviver com isso.

Por outro lado, minha rotina era assim:

Chegar em casa, colocar telefone no carregador. Se eu quisesse ir para outro cômodo da casa, teria que tirar o cabo do telefone. Depois, voltar e colocar o cabo de novo. Põe cabo, tira cabo, põe cabo, tira cabo. Isso é, no mínimo, chato. Agora, se você não se incomoda com isso, é bobeira comprar um carregador sem fio. Mas se quer testar, fique a vontade, é provável que goste.

Então, ao invés dessa chatice de pôr e remover cabo, quando você só coloca o telefone na base de carregamento, é MUITO mais prático e conveniente. Outro argumento, é a respeito da vida útil dos cabos, você já viu um cabo de iPhone? Se ele ainda não tem fita isolante, é questão de tempo até ter. Por isso, se você quer poupar cabos, e, fita isolante, um carregador sem fio, que fica ali, paradinho, vai durar muito mais tempo.

Bom, os pontos são esses, espero que vocês tenham gostado e vocês decidem. Para você, vale a pena um carregador sem fio? Se a resposta for sim, dá uma olhada no FWC 1!

Gostou do BlitzWolf FWC 1? Compre agora!

Se ficou alguma dúvida, sugestão, crítica, ou quer só me dar um oi, faz um comentário aí! Vai ser um prazer te responder!

Da China ao Mundo!

Boas Compras!

Nota: Os sites apresentados aqui no ChinaoMundo são parceiros, ou seja, caso você compre por qualquer link disponibilizado, você estará ajudando o site a crescer. Quero deixar claro, que de forma alguma isso afeta a veracidade das minhas análises, todos os reviews feitos no site são sinceros, em que eu exponho o lado bom e ruim dos produtos. Se quiser ajudar o site, é só comprar nos links disponibilizados!

Abraços,

Marcus Aurélio